Porquê preparar sessões de treinamento?

É essencial para o formador preparar as suas sessões de formação?

A resposta é sim, claro.

 

Portanto, sim, é possível conduzir uma sessão de formação sem a ter preparado, mas o formador deve então confiar na sua experiência, nos seus antecedentes e ter a capacidade de improvisar. Mas mesmo neste caso, a sessão nunca será tão eficaz como uma sessão bem preparada e antecipada.

 

A fim de poder oferecer sessões de treino de futebol adequadas e eficazes, é essencial prepará-las bem.

 

Isto permite-lhe chegar ao campo conhecendo o tema e os objectivos da sessão, os exercícios que vai implementar, o desenvolvimento da sessão e a mensagem técnica que pretende transmitir aos jogadores.

Isto é uma garantia de qualidade porque a sessão terá sido pensada e imaginada. A preparação da sessão permite ao treinador imaginar, "viver" a sessão na sua cabeça e identificar os problemas que possam surgir e antecipá-los com soluções já pensadas.

 

Dicas / sugestões :

 

Insisto: visualize a sua sessão: imagine-se a explicar o exercício, demonstrando-o. Como será? Será que os jogadores o compreenderão? O que acontecerá? Será que o exercício vai conseguir o que eu quero? etc. Faça a si próprio estas perguntas para antecipar possíveis problemas.

 

Se planear e imaginar como será a sua sessão (exercício por exercício), irá antecipar muitas coisas e a sua sessão será de maior qualidade.

 

Uma sessão de treino é uma sucessão de momentos fortes e fracos. Não se trata apenas de uma série de exercícios.

 

O formador deve :

 

      - chegar cedo para preparar os exercícios (campos, balizas, bolas, etc.) para estar pronto para receber os jogadores e começar a tempo.

      - Propor um exercício ou jogo de boas-vindas para ocupar os jogadores que chegam mais cedo. (exemplo: malabarismo).

      - Informar os jogadores: antes do início da sessão de treino, apresentar o objectivo da sessão de treino e possivelmente os exercícios que vai propor para atingir o objectivo.

      - incluir pausas para bebidas

      - possivelmente incluir alongamento

      - arrefecer

      - terminar com uma revisão da sessão (pedir aos jogadores que se lembrem das várias dicas/orientações dadas) e perguntar-lhes como se sentiram sobre a sessão.

Como se pode ver, o treino de futebol não é apenas um conjunto de exercícios. Há muito a ter em conta e é por isso que é essencial preparar-se seriamente a fim de obter o melhor de si mesmo.

 

 

Lista de verificação para uma sessão bem preparada:

 

- condições meteorológicas


- equipamento disponível e necessário para cada exercício


- campo/espaço disponível


- alvos disponíveis - móveis ou não


- número de jogadores presentes


- a sua sessão no seu bolso (impresso - por telefone - notas em papel)

 

Quer melhorar como treinador?

 

Experimente o Coachifoot PRO - Centenas de exercícios - Exercícios animados - Programas de treino completos!

Convido-o a descarregar o livro electrónico GRATUITO com 30 exercícios. Dar-lhe-á uma ideia do que o Coachifoot tem para lhe oferecer.

Milhares de utilizadores de todo o mundo já desfrutam diariamente do conteúdo do Coachifoot.

Clique aqui para aceder agora ao Coachifoot PRO.